Natal: Praça São José será transformada em Lapônia, a terra do Papai Noel

Neste final de ano, a praça da Catedral de São José, no centro de Campo Mourão, será transformada na Lapônia, a terra oficial do Papai Noel. A novidade faz parte do projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal 24” e o logradouro, que está recebendo ambientação especial com temática natalina, sediará boa parte da programação que inicia no dia 23 de novembro e estende-se até o dia 22 de dezembro.

 

 

A transformação do espaço é apenas uma das muitas novidades que a Associação Sou Arte preparou para o Natal deste ano em Campo Mourão. A companhia artística sediada na cidade é a executora do projeto que é uma realização do Ministério da Cultura – Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

 

 

Lapônia

 

 

Além da tradicional árvore de Natal – com 14 metros de altura – instalada no centro da praça, estão sendo colocadas muitos enfeites natalinos nas laterais do palco de apresentações. A ambientação inclui, ainda, soldados de chumbo, bonecos de neve, bolas de natal, casa dos guardiões do Natal, presépio suspenso, Papai Noel e Mamãe Noel, Quintal do Noel (com três casas temáticas: dos Doces, da Leitura e da Fábrica), caixa de presentes e caixa de correio do Papai Noel.

 

 

A ambientação do logradouro e imediações para o desenvolvimento das atividades culturais inclui iluminação especial e um novo palco, mais amplo e com passarela estendida. Também será instalado um mini túnel de luzes e máquinas de neve artificial.

 

A Lapônia mourãoense sediará, seguindo a tradição das edições anteriores, a cerimônia de abertura da programação do projeto cultural natalino, marcada para a noite de 23 de novembro (sábado). Em seguida, a trupe profissional da Associação Sou Arte fará a apresentação de um espetáculo de teatro, circo e dança, com a chegada do Papai Noel.

 

 

Terra do Papai Noel

 

 

É na cidade de Rovaniemi, capital da Lapônia finlandesa, bem próximo ao Círculo Polar Ártico, que se situa a Vila do Papai Noel. No local é Natal o ano inteiro. Com pouco mais de 60 mil habitantes, a longínqua cidade recebe uma média de meio milhão de visitantes por ano, atraídos pelas lendas natalinas.

 

Neste ano, o projeto “Atividades Culturais Campo Mourão Cidade Natal” já conta com o patrocínio das seguintes empresas: Coamo Agroindustrial Cooperativa, Grupo Fertipar, Sanepar, Copel, Supermercados Condor, Paraná Supermercados, Itaipu Engenharia, Fomento Paraná, Beontag, Grupo Integrado e da Unimed Regional Campo Mourão.

 

 

O projeto tem ainda o apoio da Prefeitura de Campo Mourão, Governo do Estado, Associação Comercial e Industrial (Acicam) e do Sindicato Empresarial do Comércio (Sindiempresarial).

 

Fonte: Imprensa – Campo Mourão