Praticamente toda a área central de Campo Mourão e alguns bairros, como Parque Verde e Conjunto Mendes, já estão com iluminação de LED. Das avenidas falta concluir a Capitão Indio Bandeira e o serviço está em andamento em ruas transversais, bem como nos jardins Araucária e Botânico. O investimento do município, após aprovação do Poder Legislativo, é de R$ 16 milhões, a ser realizado em um prazo de dois anos.
Pelo estudo realizado, a implantação de luminárias de LED garante uma economia de 60 a 70% no consumo. “À medida que vamos trocando, a conta vai baixando. Em pouco tempo a obra se paga e disso em diante é lucro para o município investir em outras áreas”, analisa um dos responsáveis pela empresa que executa o serviço.
O sistema de iluminação também é requisito inicial para a cidade passar para o patamar de smart city (cidade inteligente). Com a substituição das lâmpadas tradicionais de vapor de sódio, a iluminação pública tornou-se a porta de entrada para sistemas inteligentes nas cidades.
“A administração municipal elencou como urgente políticas que incluam a gestão eficiente da iluminação pública, com medida eficaz, economicamente mais viável e ambientalmente mais responsável”, sintetizou o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, Ireno dos Reis Pereira.
Por Redação CRN1