Cachorro vira-lata acompanha tutor em prova de ultramaratona e corre 80 km no PR

O cachorro vira-lata Rati tem chamado a atenção por um fato inusitado: ele acompanhou o tutor em uma prova de ultramaratona e correu os 80 quilômetros da competição, em Guarapuava, nos Campos Gerais do Paraná. Assista ao vídeo acima.

 

Conforme o tutor do animal, Edson Felipe de Paula Firmino, o acompanhamento do cachorro durante todo percurso chamou a atenção dos participantes. A prova foi concluída pela dupla em cerca de 12 horas.

 

“Eu fui para a prova andando e ele foi atrás de mim. A prova começou e ele continuou me acompanhando. […] O Rati não tem o que falar, ali na prova acabou motivando todo mundo. Você nunca vai esperar que um cachorro vai correr tudo isso”, afirmou Edson.

 

Rati tem 15 anos e adora esticar as patas correndo na rua, segundo o tutor que adotou o animal ainda filhote.

 

Há sete anos, Edson começou a fazer corridas regularmente e percebeu que o companheiro o seguia no mesmo ritmo pelas ruas. “Ele começou a correr principalmente nos treinos que eu fazia para correr a maratona do Rio (de Janeiro). Eu fiz o desafio 21 (km) mais 42 (km) e ele sempre fazia treino de 30, 35 quilômetros comigo”, afirmou o turor.

 

Edson participa de um grupo de corredores da cidade. Toda semana eles se reúnem para treinar em praças e parques. Rati está sempre presente e é assunto em todas os encontros da equipe.

 

“Pelo que eu sei, ele é o único cachorro maratonista de Guarapuava porque a maratona é 42 quilômetros, ele fez 80 quilômetros”, destacou um dos corredores.

 

“Corre porque ele gosta, ninguém obriga ele a ir lá. Então faz bem para ele, se faz bem para o animal, faz bem para a gente também. Então vamos continuar correndo sempre”, destacou uma das corredoras do grupo, a professora Luciane Tractz.

 

Por RPC Guarapuava